Kate Mulgrew (Star Trek: Voyager, 29 de abril de 1955)é uma atriz mais conhecida por interpretar a Capitã Kathryn Janeway em Star Trek: Voyager. Antes de assumir o papel de capitã da Frota Estelar, sua reivindicação à fama foi interpretar Mary Ryan na novela ryan's Hope daABC. Desde a Voyager,ela fez parte do elenco principal da série da Netflix Orange Is the New Black,pela qual recebeu uma indicação ao Emmy de melhor atriz coadjuvante em série de comédia.
Kathryn Janeway é uma personagem fictícia da franquia Star Trek. Como capitã da nave da Frota Estelar USS Voyager, ela foi a personagem principal da série de televisão Star Trek: Voyager, e brevemente aparece como almirante da Frota Estelar no filme de 2002 Star Trek: Nemesis.
Katherine Kiernan Mulgrew nasceu em Dubuque, Iowa, filho de Joan e Thomas James Mulgrew, a garota mais velha de uma família católica irlandesa de oito anos. Os pais dela faleceram desde então.
Mulgrew ganhou interesse em atuar aos 12 anos, o que sua mãe ajudou a florescer dando suas biografias de atrizes lendárias e enviando-a para escolas de atuação de verão. Aos 17 anos, ela saiu de casa e viajou para Nova York para estudar atuação. Ela foi aceita no Conservatório de Stella Adlerenquanto estudava na Universidade de Nova York, mas saiu no final do seu primeiro ano para seguir uma carreira de atriz em tempo integral, começando por seu papel de destaque como Mary Ryan na novela Ryan's Hope.
De 1982 a 1995, ela foi casada com Robert Egan. O casamento produziu dois filhos: Ian Thomas e Alexander James. Em novembro de 1995, Mulgrew namorou o diretor de Star Trek: Voyager Winrich Kolbe. (The Official Star Trek: Voyager Magazine edição 6, p. 39) Casou-se com o político de Ohio Timothy Hagan em 1999, que conheceu em 1994 através de sua mãe. Eles se divorciaram desde então.
Em 2001, Mulgrew foi reintada com sua filha Danielle, que ela havia colocado para adoção durante as filmagens de Ryan's Hope. Mulgrew relembra essa reunião, que foi iniciada enquanto ela estava trabalhando no set de Star Trek: Voyager, bem como muito de sua vida inicial em seu livro de memórias de 2015, Born with Teeth.
Mulgrew é um membro ativo do Conselho Consultivo Nacional da Associação de Alzheimer. Sua mãe, Joan, sofria da doença debilitante antes de sua morte em 27 de julho de 2006.
Mulgrew era amigo do falecido John F. Kennedy Jr., e foi ao seu funeral com seu marido, Tim. Ela também é uma amiga de longa data de John de Lancie, o ator mais conhecido por interpretar Q em vários episódios de Star Trek, incluindo três episódios de Star Trek: Voyager.
Seu sobrenome é pronunciado "Mul-GREW", com ênfase na segunda sílaba.
Mulgrew foi abordado para o teste para o papel da Capitã Elizabeth Janeway quando a Voyager estava sendo escalada. Na época, Mulgrew só estava vagamente familiarizado com a franquia Star Trek e não entendia a importância do papel. Ela enviou uma audição gravada em vídeo, que foi gravada em Nova York em agosto de 1994. Mulgrew sentiu que sua primeira audição era "desprovida de significado" e realmente se desculpou no final de sua performance, explicando que ela havia se apaixonado por um homem e que deveria conhecê-lo naquele dia (seu futuro marido Tim Hagan). (Nascido com dentes, capítulo "Começamos")
Genevieve Bujold foi selecionada para interpretar Janeway sobre Mulgrew, com o nome da personagem alterado para Nicole. Bujold deixou o papel após apenas dois dias de filmagens, principalmente devido à sua infamiliaridade com o rápido cronograma de produção necessário em uma série de televisão. (Nascido com Dentes, capítulo "A Audição")
Mulgrew foi convidado para outra audição, junto com outras três mulheres. A audição ocorreu em setembro de 1994 na Paramount Studios,na frente de vários executivos da emissora e dos produtores de Star Trek: Voyager. Ao contrário de sua primeira audição, Mulgrew estava até então interessada no papel e percebeu seu potencial. Ela fez uma cena com Tuvok e um monólogo inspirando a tripulação da Voyager que ela os traria para casa um dia. Como muitos dos produtores saíram de férias após a audição, Mulgrew só soube alguns dias depois que ela foi escolhida para o papel, com Rick Berman falando em sua secretária eletrônica "Bem-vindo a bordo, Capitão" e pedindo-lhe para voltar para a Paramount Studios na segunda-feira seguinte. Depois de assumir o papel, ela foi informada por Jeri Taylor que o nome dado de Janeway foi mudado mais uma vez, para Kathryn, devido a razões legais e em honrar as raízes irlandesa-americanas de Mulgrew. (Nascido com dentes, capítulos "A Audição" e "Agora, Voyager")
Entre as atrizes que Mulgrew acabou sendo derrotada para o papel estavam Helen Shaver, Chelsea Field, Patty Dukee Karen Austin. Discutindo o elenco de Mulgrew, Jeri Taylor afirma que Mulgrew "tinha uma qualidade inefável que a colocou à frente do grupo. Ela provou ser uma escolha notavelmente precisa.
Os primeiros de seus co-estrelas Mulgrew se encontraram foram Robert Duncan McNeill e Garrett Wang, filmando uma cena no set da ponte da Voyager. Ela não foi apresentada ao elenco antes das filmagens, devido ao cronograma de filmagem já atrasado. Mulgrew passou as primeiras horas no set de maquiagem e figurino, com os produtores executivos discutindo seu penteado para o show longamente – algo que continuaria nos meses seguintes. (Nascido com dentes, capítulo "Agora, Voyager") Na verdade, muitas cenas do episódio piloto da série, "Caretaker", tiveram que ser re-filmadas vários meses na produção da 1ª temporada, porque o penteado de Janeway era para ser mudado do cabelo longo e natural de Mulgrew para o bob que ela estava usando durante a maior parte da temporada. (A Visão do Futuro - Star Trek: Voyager, p. 318)
Em entrevistas e aparições em convenções, Mulgrew também revelou que foi observada de perto no set durante as filmagens da 1ª temporada por executivos da UPN, que estavam preocupados que ela não estava à altura da tarefa de atuar como protagonista de uma série. Mulgrew também especulou que a emissora provavelmente tinha planos de contingência para substituí-la por um ator masculino. Demorou algum tempo até que os produtores e executivos da emissora confiassem nela o papel. [2]
Apesar do início agitado e dos estressantes dias de filmagem de doze horas, Mulgrew achou a atmosfera no set cada vez mais relaxante, já que ela conheceu seus colegas de elenco e aproveitou a diversão que estavam tendo entre as tomadas. Ela também conheceu Patrick Stewart no set, que a aconselhou que ela ficaria "muito orgulhosa" de suas realizações após sete anos, se ela fizesse o trabalho com o melhor de suas habilidades. (Nascido com dentes, capítulo "Agora, Voyager")
Em uma entrevista com Daniel Howard Cerone do Los Angeles Times no início da produção da série, Mulgrew se referiu a interpretar Janeway como "um grande desafio". Ela achou o uso constante de technobabble particularmente difícil, comparando-o com a linguagem médica que ela teve que usar enquanto estrelava em Heartbeat. Mulgrew creditou sua presença no set à sua criação como "a garota mais velha e mandona de uma família de oito anos". Sobre seu personagem, Mulgrew comentou:"O capitão ... tem que ter um controle emocional, um centro intelectual, uma presença, uma calma. Propulsores completos,sabe? Esta é uma grande mulher".
Em uma entrevista ao New York Times em 1999, Mulgrew contou sobre seus pensamentos deixando a produção por causa do menos tempo livre que ela poderia passar com seu marido Tim Hagan e seus dois filhos. Os produtores decidiram mudar os planos de produção e elaboraram um cronograma especial e Mulgrew decidiu assinar para a sétima temporada.
Mulgrew desempenhou o papel de Capitão Janeway por sete temporadas, de 1995 a 2001. Sua atuação lhe rendeu um Prêmio Saturno da Academia de Ficção Científica, Fantasia & Filmes de Terror, bem como um Golden Satellite Award em 1998; o papel também ganhou mais três indicações ao Prêmio Saturno. O stand-in deKate Mulgrew, foto dupla,e dublê de corpo na série foi Sue Henley. Em 2002, Mulgrew mais uma vez apareceu como Janeway – agora ocupando o posto de Vice-Almirante – em Star Trek Nemesis. Ela substituiu Jeri Ryan, que foi originalmente abordado para aparecer no filme.
Mulgrew também dublou a personagem janeway nos videogames Star Trek: Voyager - Elite Force e Star Trek: Legacy e reprisou seu papel como Almirante Janeway no 2004 Borg Invasion 4D-ride na atração Star Trek: The Experience .
Vários trajes usados por Mulgrew durante toda a execução de Star Trek: Voyager foram vendidos na venda e leilão it's a wrap! no eBay, incluindo um uniforme de duas peças da Frota Estelar. [4]
Mulgrew retornará ao papel de Janeway em Star Trek: Prodigy.
Carreira Televisão
Esperança de Ryan
Mulgrew estrelou em Ryan's Hope por três anos, de 1975 a 1978. Entre seus co-estrelas nesta série estavam Star Trek IV: The Voyage Home atriz Catherine Hicks (que interpretou Dr. Faith Coleridge), Star Trek: Deep Space Nine ator Andrew Robinson (que interpretou Dr. Frank Ryan), Daniel Hugh Kelly, e Michael Corbett.
Quando ela deixou a série, Mulgrew pediu que seu personagem fosse morto. Os produtores inicialmente recusaram, mas finalmente o fizeram devido a reformulações impopulares do personagem. No entanto, Mulgrew passou a aparecer intermitentemente na série depois, como o espírito de Mary Ryan.
Columbo.
Mulgrew estrelou uma série spin-off de curta duração de Columbo intitulada Mrs. Columbo, na qual ela interpretou a Sra. Kate Columbo. Acreditava-se que seu personagem era a "patroa" do famoso detetive de TV interpretado por Peter Falk, embora este detalhe nunca tenha sido declarado abertamente e mais tarde os filmes de Columbo o desconsideraram completamente.
O nome da personagem foi alterado para Kate Callahan para a segunda temporada da série após um "divórcio" fora das telas, e a série foi renomeada Kate Loves a Mystery. Embora a série só durou duas temporadas em 1979, ela rendeu a Mulgrew uma indicação ao Globo de Ouro de 1980.
Um dos atores a estrelar a Sra. Columbo foi Rene Auberjonois, que passou a interpretar o Coronel West em Star Trek VI: The Undiscovered Country e Odo em Star Trek: Deep Space Nine, entre outros papéis. Auberjonois apareceu em dois episódios da série, cada vez como um personagem diferente.
Série posterior
Durante duas temporadas de 1988 a 1989, Mulgrew estrelou como Dr. Joanne Springsteen (mais tarde Halloran) no drama de TV HeartBeat, ambientado em uma clínica de obstetrícia e ginecologia feminina. Também estrelou esta série foi a atriz convidada do Deep Space Nine, Gail Strickland.
Outra série de curta duração na qual Mulgrew estrelou foi a sitcom Man of the People,da NBC, que foi ao ar por uma temporada em 1991. A série seguiu um trapaceiro (interpretado por James Garner) que se torna vereador de uma cidade chefiada pela prefeita de Mulgrew, Lisabeth Chardin.
Mulgrew foi visto em um papel recorrente na série de curta duração da NBC The Black Donnellys em 2007, interpretando a mãe dos personagens-título. Ela então desempenhou o papel recorrente da Sra. Jeannie Flanagan no drama médico mercyda NBC , que foi cancelado e foi exibido em 2009-2010. Mais recentemente, entre 2011 e 2013, ela estrelou a série de comédia Adult Swim NTSF:SD:SUV::.
Ao lado de Michael Harney, Lori Petty, Lauren Lapkuse Phumzile Sitole, Mulgrew interpretou Galina "Red" Reznikov na série de streaming da Netflix Orange is the New Black de 2013 a 2019. Este papel lhe rendeu uma indicação ao OFTA Television Award na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia, um Critic's Choice TV Award de melhor atriz coadjuvante em série de comédia, e uma indicação ao Prêmio Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia em 2014. Em 2015, ela ganhou o Screen Actors Guild Award na categoria Melhor Performance por um Conjunto em uma Série de Comédia, compartilhado com Michael Harney. Em 2016, Mulgrew foi novamente indicado nesta categoria para Orange is the New Black.
Filmes de TV e minisséries
Mulgrew co-estrelou com o ator Frank Langella, três vezes ator do Deep Space Nine, no filme de 1976 The American Woman: Portraits of Courage. Em 1978, Mulgrew co-estrelou com seus colegas jonathan banks, Nicholas Coster, Christopher Lloyd, Allan Miller, Diana Muldaure Nehemiah Persoff na minissérie da CBS, The Word.
Em 1987, Mulgrew teve um papel no telefilme Rosas São para os Ricos. Robert Picardo, que se tornou seu co-estrela em Star Trek: Voyager, também teve um papel no filme, assim como a duas vezes estrela convidada de Trek Anne Haney. Em 1988, enquanto filmava Roots: The Gift, Mulgrew atuou ao lado de três atores que mais tarde se tornaram parte de três séries diferentes de Star Trek: Avery Brooks (Star Trek: Deep Space Nine), LeVar Burton (Star Trek: The Next Generation)e Co-estrela da Voyager de Mulgrew, Tim Russ. Este telefilme também contou com Jerry Hardin, que apareceu no TNG no mesmo ano, como Radue.
Mulgrew apareceu com a atriz patti Yasutake no filme deTV Fatal Friendship de 1991 . No filme de 1993 For Love and Glory, Mulgrew and Deep Space Nine and Enterprise, o ator convidado Robert Foxworth interpretou um casal, com o ator convidado da Voyager Zach Galligan e a atriz convidada da TNG Olivia d'Abo como seus filhos.
Em 1998, Mulgrew co-estrelou ao lado do ator convidado da TNG Corbin Bernsen no filme de TV Riddler's Moon, no qual Mulgrew interpretou a viúva agricultora Victoria Riddler.
Aparições de convidados na TV
Mulgrew fez aparições em vários programas de TV. Seus primeiros empreendimentos foram dois episódios de Dallasem 1978. Em 1984, Mulgrew interpretou a esposa do personagem de William Luckingem um episódio da série jessie.
Em 1986, Mulgrew estrelou em uma série de duas partes de St. Elsewhere, uma série que tinha os veteranos de Trek Jeff Allin, Chad Allen, Ed Begley, Jr., Norman Lloyd, Deborah May, France Nuyen, Jennifer Savidge, Alfre Woodard, e Jane Wyatt como membros regulares do elenco. No mesmo ano, ela estrelou como uma conselheira municipal em três partesna sitcom Cheers , co-estrelando a estrela convidada da TNG Kelsey Grammer em seu papel regular como Frasier Crane.
Em 1987, Mulgrew apareceu em um episódio de Murder, She Wrote ao lado dos atores convidados do TOS Vince Howard, Robert Walkere William Windom. Ela retornou à série em 1992 (co-estrelando com Michael McGrady) e novamente em 1994 (com a futura atriz convidada da Voyager, Musetta Vander). Mulgrew também apareceu como uma âncora alcoólatra na sitcom Murphy Brown em 1992. Em 2006, Mulgrew estrelou um episódio do drama da NBC Law & Order: Special Victims Unit.
Em 2011 Mulgrew trabalhou na terceira temporada da série de mistério Warehouse 13. Sua personagem, Jane Lattimer, foi destaque em um arco de história de quatro episódios. O Armazém 13 foi co-criado por Jane Espenson e estrelado por Saul Rubinek.
Papéis no cinema
Mulgrew fez sua estreia no longa-metragem lovepell,recontando a trágica história de Tristan e Iseult (com Mulgrew interpretando o último). Filmado em 1979, o filme foi finalmente lançado em dezembro de 1981.
Em 1982, Mulgrew estrelou o thriller A Stranger Is Watching, no qual ela interpretou uma jornalista que faz amizade com um homem cuja esposa foi estuprada e morta, apenas para ser sequestrada (junto com a filha do homem) pelo mesmo assassino/estuprador.
Em 1985, Mulgrew estrelou como Major Rayner Fleming no filme de ação Remo Williams: A Aventura Começa. Este filme também estrelou o futuro co-estrela da Voyager de Mulgrew, Joel Grey, como o racista e machista Chiun, que ridicularizou o personagem de Mulgrew por ser uma mulher com posto. Também aparecem neste filme os ex-alunos de Trek Patrick Kilpatrick, Michael Pataki, George Coee Jeff Allin.
Mulgrew então estrelou na comédia negra Throw Momma from the Train de 1987 como a ex-esposa do personagem de Billy Crystal que se torna uma parte involuntária das tentativas de um homem infantil de matar sua mãe. Raye Birk e o convidado do TOS Peter Brocco também apareceram neste filme. "Momma" foi interpretada por Anne Ramsey, esposa do convidado de Trek, Logan Ramsey.
Em 1991, Mulgrew interpretou Judith Schweitzer no filme Round Numbers, co-estrelando com a convidada da TNG, Samantha Eggar. Em 1994, ela apareceu no filme Camp Nowhere, estrelado por Christopher Lloyd de Star Trek III: The Search for Spock (com quem Mulgrew co-estrelou anteriormente na minissérie The Word) e também com uma aparição do ator Jonathan Frakes. John Putch e Ron Fassler também tiveram papéis no filme. No ano seguinte, Mulgrew apareceu no filme de 1995 Captain Nuke and the Bomber Boys com Joe Piscopo.
Em 2005, Mulgrew interpretou a Dra. Três anos depois, ela foi escalada para interpretar o Coronel Simms no curta-metragem the Response de 2008 e, em 2010, Mulgrew interpretou a esposa do personagem de Christopher McDonaldna comédia The Best and the Brightest.
Trabalho de dublador
Televisão
Mulgrew dublou a vilã Garra Vermelha ao lado da Mulher-Gato de Adrienne Barbeauem três episódios de Batman: A Série Animada (dois em 1992, um terceiro em 1995); também aparecendo no terceiro e último episódio, "O Leão e o Unicórnio", foram Loren Lester e Kenneth Mars.
Mulgrew estava entre os muitos artistas de Star Trek que forneceram suas vozes para a série animada da Disney Gargoyles. Outros que fizeram isso incluem Jonathan Frakes, Da TNG, Marina Sirtis, Brent Spiner, LeVar Burton, e Michael Dorn, Avery Brooks da DS9, Colm Meaneyda TNG e DS9, Nichelle Nicholsdo TOS, ator convidado da Voyager John Rhys-Davies, e atores de trek e estrelas convidadas da TNG David Warner e Paul Winfield.
Jogos de vídeo
Além de dublar a Capitã Janeway para Elite Force,Mulgrew também emprestou sua voz para um videogame intitulado Run Like Hell. Outros artistas de Trek que forneceram vozes para este jogo foram Clancy Brown, Brad Dourif, e Sherman Howard.
A voz de Mulgrew também pode ser ouvida no jogo de sucesso Lords of Everquest, que também contou com vozes de Ron Perlman, John Rhys-Davies, e dwight Schultz,co-estrela da Voyager. Além disso, ela pode ser ouvida no jogo de rpg dragon age: Origins de2009, interpretando a bruxa que muda de forma, Flemeth. O jogo também conta com trabalhos de voz do ator Tim Russ. Em 2011, ela reprisou seu papel de voz como Flemeth na sequência Dragon Age II, e o fez novamente em 2014 com Dragon Age: Inquisition.
Postar um comentário